NOSSA HISTÓRIA
O Instituto Maria da Hora é uma Organização da Sociedade Civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, fundada em 17 de maio de 1971, antes denominada de Associação Beneficente Cultural e Recreativa de Ipanema, mais conhecida como ABCR de Ipanema até o ano de 2012, quando houve a mudança de nome a fim de homenagear a história de luta da fundadora a frente da entidade, bem como oficializar a nomenclatura já usada por toda comunidade.
O Instituto nasceu do trabalho social desenvolvido pela Sra. Maria José Paiva da Hora, conhecida como Maria da Hora, uma mulher forte, guerreira, e obstinada, que embora sem muito estudo, acreditou no sonho de que podia mudar a realidade de muitas pessoas, priorizando mudanças coletivas no seu contexto comunitário. Saiu aos 16 anos de Caridade, uma cidade localizada no interior do Ceará, onde já desenvolvia um trabalho como líder comunitária, em busca de novas oportunidades.
Maria da Hora começou a desenvolver seus trabalhos sociais em Fortaleza em meados de 1956, com a creche municipal Murilo Serpa, a qual existe até os dias atuais, no mesmo local. Entretanto, o Instituto foi fundado oficialmente apenas em 1971, e sua sede, localizada no bairro Henrique Jorge, foi aberta em 1982.
Atualmente, o Instituto Maria da Hora conta com uma equipe multidisciplinar que constrói, desenvolve e gerencia projetos sociais com o propósito de garantir inclusão social para segmentos vulneráveis e/ou em situação de violação de direitos, através de ações preventivas e protetivas garantindo o acesso a direitos socioassistenciais a partir da articulação com outras Políticas Públicas de Direito do Estado e Município. Para isso, a metodologia de trabalho do Instituto envolve a formação de uma rede de parceria com a Secretária Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), e a Secretária Municipal da Educação (SME).
MISSÃO, VISÃO E VALORES
AÇÕES DESENVOLVIDAS
Atividades de convivência e fortalecimento de vínculos, educacionais, socioeducativas, artísticas, culturais, esportivas, de lazer e profissionalizantes, por meio de ações como oficinas, rodas de conversa, seminários, cursos para diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos) e suas famílias.